Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Agentes penitenciários querem equiparar carreira com a Polícia Civil

    O deputado Moisés Diniz (PCdoB), 1º vice-presidente da Mesa Diretora da Aleac, recebeu nesta terça-feira, 19, proposta de Projeto de Lei do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre (Sindap) equiparando o cargo dos agentes ao dos policiais civis do Estado. A proposta foi entregue pelo presidente do sindicato da categoria, Adriano Marques, argumentando que o Ministério da Justiça já integra o agente na carreira de policial civil e cita suas atribuições.

    De acordo com Adriano, diversos estados brasileiros já possuem agentes penitenciários dentro dos quadros da Polícia Civil e, portanto, com direito a porte de arma mesmo fora de serviço, aposentadoria especial e gratificação por risco de morte. Em alguns estados, porém, o agente penitenciário é uma categoria autônoma com várias desvantagens.

    Pelo entendimento do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre há semelhança com o cargo do policial civil, pois ambos fazem parte do Sistema Nacional de Segurança Pública e têm funções e atribuições muito próximas. “A incorporação dos agentes penitenciários à Polícia Civil, desta forma, é um mecanismo de ampliar o lastro da presença policial dentro, inclusive, dos estabelecimentos de cumprimento da pena, possibilitando o conhecimento prévio de informações privilegiadas sobre a criminalidade, suas táticas, suas pretensões e atividades, gerando a proatividade e proeficiência das ações policiais”, argumenta o projeto.

    João Maurício

    Agência Aleac

    • Publicações7414
    • Seguidores1
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações225
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agentes-penitenciarios-querem-equiparar-carreira-com-a-policia-civil/100350482

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)