Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Embrapa comemorará 40 anos com sessão solene na Aleac e exposição de tecnologia

    A Embrapa vai comemorar seu 40º aniversário com um ano inteiro de celebrações entre 24 de abril deste ano e 23 de abril de 2014. Instalada no Acre três anos depois de sua fundação, a Embrapa-AC vai festejar seus 37 anos no Estado com uma solenidade em sua sede, dia 26 de abril, e uma sessão solene na Aleac, dia 15 de maio, acompanhada por uma exposição sobre sua produção tecnológica no hall da Casa.

    A agenda dos festejos foi comunicada em reunião nesta quarta-feira, 27, entre o chefe-geral da Embrapa-AC, Judson Ferreira Valentim, e seu assessor Hugo Kern com o presidente da Mesa Diretora, Elson Santiago (PEN), e o 1º vice-presidente, Moisés Diniz (PCdoB).

    Judson presenteou o presidente com dez amostras de feijões naturais do Vale do Juruá, alertando que são variedades que terão seu cultivo ameaçado com a chegada de produtos mais baratos importados pela rodovia BR-364. “A preservação das variedades passa por adequações ao cultivo para reduzir custos e preços para competir com os produtos importados”, explica Judson.

    Na sessão solene por seu aniversário, proposta por Moisés Diniz, a Embrapa pretende reunir na Aleac prefeituras, universidades e órgãos governamentais para debater avanços e soluções para os gargalos da produção agroflorestal e pecuária do Acre. Judson Valentim aponta como maiores trunfos das pesquisas desenvolvidas no Estado o crescimento da pecuária e a consolidação dos planos de manejo madeireiro. “O Acre passou de importador de carne – a preços altíssimos e para muito poucos – a exportador de 90 mil toneladas anuais e consumo interno de 20 mil toneladas, colocando os acreanos no topo do consumo per cápita nacional”, revela o pesquisador, lembrando que a cadeia da pecuária movimenta R$ 500 milhões/ano.

    Em relação à madeira, 95% da produção acreana é oriunda dos planos de manejo desenvolvidos pela empresa. Há 15 anos toda a madeira era obtida em processos de desmatamento. Chefe da Embrapa-AC entre 1995 e 1999 e de 2009 a 2013, Judson Valentin começa em 21 de setembro uma temporada de um ano de estudos na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, onde vai desenvolver uma pesquisa sobre como mobilizar a C&T em busca de maior eficiência na produção agropecuária e florestal visando a segurança alimentar com equidade e a conservação ambiental da Amazônia. O tema rendeu a bolsa de estudos a Valentin em Harvard derrotando outros 150 concorrentes do resto do mundo.

    João Maurício

    Agência Aleac

    • Publicações7414
    • Seguidores1
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/embrapa-comemorara-40-anos-com-sessao-solene-na-aleac-e-exposicao-de-tecnologia/100422938

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)