Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Jamil Asfury denuncia ameaças de militares bolivianos a uma família de brasileiros na Cobija

    O deputado Jamyl Asfury (PEN) denunciou na tribuna da Assembleia Legislativa na sessão desta terça-feira, 11, a postura “grosseira” da polícia boliviana. O deputado relatou a situação de medo que uma família de turistas brasileiros passou ao ser abordada de forma “truculenta” em um dos hotéis da cidade de Cobija, na Bolívia. Segundo o parlamentar, os brasileiros Eros Barroso e Paula Cristina estariam na cidade boliviana para comprar o enxoval de seu filho. Os mesmos se hospedaram num hotel local e por volta das 03h da madrugada, a mulher grávida de oito meses e seu marido foram acordados por soldados bolivianos.

    “É um absurdo o que esse casal passou naquele hotel nas mãos dos policiais bolivianos. As acusações seriam que os brasileiros poderiam ter envolvimento com tráfico de drogas e invasão de terras, pode isso? Depois de duas horas de interrogatório, a brasileira entrou em trabalho de parto, mas os militares bolivianos não permitiam que ela procurasse atendimento médico”, disse.

    Jamyl Asfury informou que os brasileiros tiveram que assinar uma intimação para voltar à Bolívia para responder por questões penais. “Esta foi à única forma para permitir a saída da família para ser atendida na cidade de Brasiléia. A criança nasceu em Brasileia, mas poderia ter acontecido uma tragédia, isso é muito sério. Acredito que está na hora de darmos um basta nisso”, desabafou.

    O deputado pediu o apoio da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa no intuito de encontrar alternativas que resolvam essas questões de maus tratos de brasileiros no país vizinho. O parlamentar quer levar a questão ao Itamaraty. “Existem tratados assinados por autoridades de Brasil e Bolívia que estariam sendo desrespeitados pela polícia boliviana na abordagem de cidadãos brasileiros no país vizinho. Precisamos cobrar responsabilidades legais das autoridades bolivianas. Os brasileiros foram abordados na saída do hotel e informados que não poderiam sair”, denúnciou.

    Transporte coletivo intermunicipal

    O deputado questionou ainda a má qualidade dos ônibus que realizam o percurso Rio Branco/Bujari. De acordo com o parlamentar, os transportes coletivos da empresa Real Norte estariam causando transtornos à população daquele município. “Estive no Bujari neste final de semana e fiquei preocupado com o relato dos moradores. Segundo eles, o que estaria incomodando são os serviços precários oferecidos pelos ônibus da empresa Real Norte, a quebra de equipamentos são constantes e por conta disso as pessoas estão chegando tarde ao local de trabalho”, explicou.

    O deputado pediu a substituição imediata dos veículos que prestam serviços àquela região. “Acredito que os moradores não devem ficar nessa situação por mais tempo, temos que cobrar junto a empresa a substituição imediata desses ônibus que estão dificultando a vida desses moradores”, desabafou.

    Outro assunto abordado pelo deputado foi com relação ao debate realizado ontem no plenário da Assembleia Legislativa com acadêmicos de Direto das faculdades Firb-FAAO, Uninorte e UFAC com a presença de deputados estaduais. Na ocasião foi discutido a "Importância do Parlamento para a Construção da Cidadania". O evento foi realizado graças ao requerimento formulado pelo próprio deputado na última quarta-feira, 5. Além de Jamyl, o deputado Astério Moreira (PEN) também participou do debate.

    O parlamentar considera a iniciativa uma grande oportunidade para que o Legislativo acreano divulgue aos estudantes e à sociedade em geral a importância deste Poder. "Para mim, o Legislativo é o mais importante pilar que sustenta a democracia, pois além de fazer leis, fiscaliza os demais poderes", argumentou ele.

    Mircléia Magalhães

    Agência Aleac

    • Publicações7414
    • Seguidores1
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações78
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jamil-asfury-denuncia-ameacas-de-militares-bolivianos-a-uma-familia-de-brasileiros-na-cobija/100057155

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)