Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão de Legislação Agrária ouve posseiros do Seringal Catapará

    Cerca de cem famílias de agricultores que ocupam parte das terras do Seringal Catapará reuniram-se nesta terça-feira, 3, com os deputados Moisés Diniz (PC do B) e Maria Antonia (PROS) da Comissão de Legislação Agrária da Assembleia Legislativa (Aleac). Os agricultores querem uma definição para o problema que se arrasta há 20 anos envolvendo mais de 600 famílias de posseiros e 27 fazendeiros entre os municípios de Senador Guiomard e Capixaba.

    José Apolônio, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Senador Guiomard, explica que o Incra já identificou dentro do Seringal Catapará, 5 mil hectares que pertencem à União, estão ocupados por 134 famílias, mas que vêm sendo reivindicados pelo fazendeiro Oswaldo Ribeiro, tio do assessor especial do governador Tião Viana, Mauro Ribeiro, ex-secretário estadual de Agricultura.

    "Não vamos falar dos 20 anos de luta e oito trabalhadores mortos, estamos negociando os cinco mil hectares que são da União, mas que o Mauro Ribeiro vem fazendo pressão no Incra para que seja regularizado em nome de sua família", afirmou José Apolônio à Comissão de Legislação Agrária.

    O deputado Moisés Diniz, que é presidente da Comissão, explicou que a reunião tem como objetivo registrar as reivindicações dos trabalhadores e assim permitir que a Aleac possa dar encaminhamento às proposas de soluções que podem ser pela via judicial, entrando com processo na Justiça local ou federal ou pela via política, através de articulações da bancada federal do Acre junto à presidência do Incra.

    João Maurício

    Agência Aleac

    • Publicações7414
    • Seguidores1
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações80
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-de-legislacao-agraria-ouve-posseiros-do-seringal-catapara/112180906

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)