Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Deputados comemoram Dia Nacional do Extensionista Rural

    A pedido do deputado Jonas Lima (PT) a Assembleia Legislativa dedicou parte da sessão desta terça-feira, 6, para homenagear os técnicos agrícolas que atuam no Estado do Acre. O evento, que marca a passagem do Dia Nacional do Extensionista Rural, contou com a participação de diversos profissionais da área e do secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Lourival Marques.

    Mesmo não sendo uma profissão muito conhecida por quem vive nos centros urbanos, a extensão rural é uma área de extrema importância para a população da zona rural. Os profissionais dessa área são responsáveis pela capacitação dos produtores rurais e servem como ponte entre esses e os órgãos governamentais.

    O Dia Nacional do Extensionista Rural foi criado pela Câmara Federal em 2008 e a data faz alusão à criação da Associação de Crédito e Assistência Rural (ACAR), em 1948, no Estado de Minas Gerais. Essa foi a primeira instituição criada com o objetivo de atender as demandas do homem do campo e orientá-los na melhor utilização das terras.

    Extensionismo no Acre

    Extensionista rural de carreira, Pedro Gomes foi à tribuna da Casa para falar sobre o desenvolvimento da profissão no Estado. De acordo com ele a extensão rural está presente em solo acreano desde os tempos em que o território passou a ser brasileiro, no começo do século passado. “Havia um trabalho feito com mudas de laranja e apicultura que deu origem a dois bairros de Rio Branco, Aviário e Estação Experimental”.

    Gomes ressaltou ainda que o extensionista rural é um profissional que trabalha mais por amor à profissão do que pela remuneração recebida o que pode ser percebido nas outras atividades extras que desempenham no interior. “Trabalhamos de segunda a segunda e não recebemos hora extra. O trabalho de extensão rural não é apenas combater pragas e dizer o espaçamento entre as plantas, ele é a ponte, pois leva cartas até onde os Correios não chegam e presta até assistência de saúde”.

    Para o presidente da Assembleia Legislativa, Elson Santiago (PP), a função de facilitadores do acesso dos produtores rurais nas três esferas do poder público mais do que justifica as homenagens a esses trabalhadores. “Temos que reconhecer o valor desses profissionais que atuam diariamente ao lado dos produtores para garantir uma produção agrícola que seja sustentável e ao mesmo tempo supra as necessidades até mesmo de quem vive nas cidades e precisa de alimentos”.

    Investimentos

    Articulador da sessão Jonas Lima fez questão de agradecer a presidente Dilma Rousseff, a Câmara Federal e ao governo do Estado pelos investimentos que têm sido feitos para desenvolver o setor agrícola no Acre. “Quero agradecer à presidente Dilma e aos deputados federais porque o que acontece no Acre é com apoio dela. Hoje é um dia especial porque estão sendo homanageadas pessoas que estão lutando com os mais necessitados do Estado. Eu gostaria de aproveitar o momento e apresentar um requerimento criando a Frente Parlamentar dos Extensionistas para lutar por suas causas”.

    Falando em investimentos, o secretário Lourival Marques aproveitou para fazer um apanhado do trabalho que a Seaprof vem desenvolvendo no interior do Estado com o apoio dos técnicos agrícolas. Marques disse que a Secretaria está presente nos 22 municípios acreanos através de seus 28 escritórios. Ele ressaltou ainda que o governador Tião Viana vem usando seu primeiro ano de mandato para fortalecer as ações ,especialmente no interior com os projetos de psicultura e mecanização da produção agroflorestal.

    “O governador Tião Viana imprimiu uma marca forte no campo. Em 2010 atendíamos 11 mil famílias, em 2011 saltamos para 12.500 famílias e em 2014 queremos chegar a 20 mil famílias. Sabemos que é difícil atender todas as famílias, mas queremos atender ao menos a maioria”.

    O secretário disse que o governo está investindo na produção de farinha, borracha e programas de suporte ao desenvolvimento das unidades produtivas, bem como na recuperação das áreas degradadas. “Temos organização social. temos o programa Boa Compra e o Proacre que tende a atender as pessoas que vivem mais distantes com segurança alimentar”.

    Lei Cartaxo

    Foi o líder do Partido dos Trabalhadores, Geraldo Pereira, que tocou no tema em seu discurso. Para ele os técnicos agrícolas também deveriam ser contemplados pela Lei Cartaxo, aprovada em 2008 na Assembleia Legislativa e que estabelece um Plano de Cargos, Carreiras e Salários para engenheiros, tecnólogos, arquitetos, geógrafos, geólogos, médicos veterinários e zootecnistas.

    Pereira acredita que a função dos técnicos agrícolas habilita a categoria a fazer parte do projeto. “O grande programa de desenvolvimento das atividades rurais do Estado do Acre só vai avançar se o extensionista abraçar a causa como sempre abraçou. Tenho conversado com os sindicatos para estender os benficios da Lei Cartaxo aos extensionistas”.

    Depoimentos

    Eduardo Farias (PCdoB)

    Quero dar um testemunho da dedicação do secretário Lourival Marques. Já estive diversas vezes no gabinete e sempre fui muito bem recebido. Ter um governo determinado a priorizar a questão da produção é muito bom. Temos travado debates muito calorosos com a oposição, mas em nenhum momento tivemos dúvida sobre o nível do trabalho desenvolvido.

    Edvaldo Souza (PSDC)

    Eu queria que todos os políticos desse Brasil entendessem a importância dos senhores enquanto repassadores de tecnologias, informações e técnicas rurais às famílias que vivem no campo. São importantes para que os alimentos cheguem às mesas de nós que vivemos nas cidades e pouca gente sabe disso. Vocês não trabalham com ricos, mas com pobres, trabalham com tecnologias alternativas.

    Éber Machado (PSDC)

    Um bom projeto tem passado, presente e futuro e hoje a minha geração tem o privilégio de ver esse presente. O trabalho desses senhores que deixam suas famílias é atemporal, pois um bom projeto não tem validade.

    Walter Prado (PDT)

    Fico imensamente grato, vejo que estamos voltando às nossas raízes com esse projeto que está sendo retomado de forma técnica e cientifica. Há de se fortalecer com concursos e criar atrativos como remuneração especial para quem vai ao campo.

    Marileide Serafim (PMN)

    A gente conhece o sofrimento de querer fazer mais e não ter condições, a gente acompanha o crescimento da vida do extensionista estando na zona rural. O extensionista rural é padre, professor, representa a esperança e segurança de estar no campo e lamentamos de ver uma regional abandonada porque os extensionistas não estão lá por falta de reconhecimento do Estado. Que sejam remunerados a contento.

    Astério Moreira (PRP)

    Se cada extensionista escrevesse livros seriam experiências maravilhosas. Me lembro de muitos casos, tantas histórias e experiências. Quero parabenizar vocês por terem resistido, o maior trabalho de vocês é de ter formado na consciência a construção de um novo mundo

    Manoel Moraes (PSB)

    O Brasil é um país daeextensão continental e tem condições de produzir 7% da alimentação do mundo. Ttivemos um trabalho grande que foi fazer o código Florestal Brasileiro. Foram inúmeras audiências para resolver o problema, pois temos que ter paz no campo. Vamos colocar o orçamento nisso, se o Acre quer ser um grande produtor ele precisa valorizar o homem do campo.

    Denílson Segóvia (PSC)

    Eu acredito no potencial da agricultura no Estado do Acre. Hoje o Acre é diferente graças ao extensionista rural.

    Yuri Marcel

    Agência Aleac

    • Publicações7414
    • Seguidores1
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações40
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputados-comemoram-dia-nacional-do-extensionista-rural/2956396

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)