Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Aleac homenageia Dia do Cardiologista e Hemocardio

    O Dia do Cardiologista, que é comemorado no dia 14 de agosto, foi celebrado na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na manhã desta quarta-feira (16). A sessão solene, de iniciativa do deputado Jenilson Leite (PCdoB), aconteceu com a participação de representantes da secretaria de Estado de Saúde, profissionais de Cardiologia e usuários da rede pública de saúde. A solenidade também homenageou a atuação do Hemocardio no Estado do Acre.

    A escolha desta data para celebrar o Dia do Cardiologista foi feita pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, com o objetivo de reforçar a importância do trabalho deste profissional, além de alertar a população sobre os cuidados que deve ter com a saúde do coração. Oficialmente, o Dia do Cardiologista é celebrado desde 2007 no Brasil.

    Em pronunciamento, o deputado Jenilson Leite frisou que a atuação do médico cardiologista é essencial para prevenir e combater as doenças cardíacas e melhorar a qualidade de vida da população. Ele também enalteceu a atuação do Hemocardio, que, segundo ele, presta um serviço de excelência no Estado do Acre desde 2011.

    “Esse serviço desenvolvido pela Hemocardio tem sido de grande utilidade para o povo acreano. O Hemocardio se instalou em 2011 e tem demonstrado ser responsável, resolutiva e ter muito sucesso no que faz. A gente tem na política sempre que colocar na pauta do dia algo relacionado à área da saúde, mas de forma nenhuma podemos tornar a crítica uma máxima. O ser humano também se move pela motivação de ter um serviço prestado reconhecido”, disse o parlamentar.

    Rogério Holanda, médico cardiologista, contou um pouco da história do Centro Hemodinâmico e Cardiológico de Rio Branco (Hemocardio), que foi inaugurado em 2011. Ele ressaltou que o centro já atingiu a marca de 800 cirurgias cardíacas realizadas, e que até o final do ano chegará a 1.000.

    “Instalamos o Centro Hemodinâmico e Cardiológico no Acre por saber da necessidade do serviço de cirurgia vascular no Estado. Fizemos o projeto e graças a Deus tivemos o total apoio do governador Tião Viana. Foi uma caminhada árdua, muito difícil, mas graças a Deus deu certo. A implantação do Hemodinâmico foi um marco histórico para o Estado e para a minha vida. Estamos batendo a marca de quase mil cirurgias cardíacas realizadas e isso nos deixa bastante orgulhosos e felizes”, enfatizou.

    A médica cardiologista Rejane Holanda, uma das fundadoras do Hemocardio, disse que observando a demanda de pacientes no Acre um grupo de cinco médicos resolveu instalar um centro de atendimento no Estado. Ela frisou que o apoio do governador Tião Viana (PT) foi fundamental para que o projeto saísse do papel e tornar-se uma realidade, com quase sete mil atendimentos realizados.

    “Quero agradecer ao governador Tião Viana. Se ele não tivesse incentivado e acreditado nada disso teria acontecido. Quando voltamos para Rio Branco, nós vimos que a realidade dos pacientes cardiopatas tem sido muito complicada. Os pacientes do Acre estavam se acumulando”, relata.

    Para o presidente do Conselho Regional de Medicina, Virgílio Prado, o Hemocardio presta um serviço de excelência para a população acreana. “Não há condições de não termos um serviço desse no Acre, as pessoas morreriam se não fosse a atuação do Hemocardio no Estado. A implantação desse serviço foi um grande marco para o povo acreano. Graças a equipe do Hemocardio e ao serviço de excelência que eles prestam centenas de procedimentos cardíacos puderam ser realizados. As cirurgias são feitas de maneira primorosa, são realizadas com tranquilidade por uma equipe que trabalha sempre em harmonia”, destacou.

    Falando em nome dos demais parlamentares, o deputado Raimundinho da Saúde (Podemos) agradeceu o trabalho desenvolvido pelo Hemocardio no Estado. “Eu tive um membro da minha família salvo graças a essa instituição que atua no nosso Estado. Ainda temos problemas. Sempre queremos que melhore. O secretário de Saúde sabe que quando fazemos críticas, a gente vai à Sesacre para saber o porquê. Temos no Acre um problema sério que são as filas de cirurgias e vamos continuar discutindo. Quando colocamos algo na Assembleia é porque isso é o anseio do paciente que está lá na ponta”, pontua.

    Texto: Mircléia Magalhães e José Pinheiro
    Agência Aleac

    • Publicações7414
    • Seguidores1
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações52
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aleac-homenageia-dia-do-cardiologista-e-hemocardio/488761934

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)