Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Roberto Duarte destaca audiência pública sobre ponte ligando centro de Xapuri ao bairro da Sibéria

    Em pronunciamento na sessão desta terça-feira (12) o deputado Roberto Duarte (MDB) destacou a audiência pública que foi realizada na última sexta-feira (8), em Xapuri. O encontro que, segundo o parlamentar, foi proposto pelos vereadores do município, discutiu a construção da ponte que liga o centro de Xapuri ao bairro da Sibéria.

    O deputado ressaltou que a obra é uma reivindicação antiga dos moradores do bairro da Sibéria. Disse ainda que a audiência pública rendeu bons encaminhamentos. “O problema é que entra governo e sai governo e essa ponte nunca sai dos discursos e do papel e nós precisamos mudar essa situação. Tivemos uma boa conversa com os moradores e ouvimos relatos importantes. O que precisamos fazer agora é trabalhar para conseguir dar celeridade à construção dessa ponte que é tão importante para aquela população”, disse.

    O deputado destacou ainda que para atravessar o rio e escoar a produção, quem mora na região de Xapuri precisa fazer uso de uma balsa, que além de não ser apropriada para uso quebra a todo momento. “O problema se agravou ainda mais porque essa balsa que faz a travessia quebra toda semana, deixando os moradores da Sibéria totalmente isolados. Inclusive, esse foi um de nossos encaminhamentos, para que o governo do Estado adquira dois motores para garantir que a balsa funcione 24 horas. O valor dos motores, segundo os moradores, é em torno de R$ 15 mil cada, não é possível que o governo do Estado não tenha dinheiro em conta para a aquisição dessas máquinas”, frisou.

    No Grande Expediente, Roberto Duarte apresentou o projeto de lei que dispõe sobre a vedação de nomeação para cargos em comissão de pessoas condenadas por crime de violência contra a mulher na forma da Lei Federal nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha), na administração pública direta e indireta, bem como em todos os poderes do Estado do Acre.
    De acordo com ele, a proposição legislativa tem como objetivo a proibição de nomeação de pessoas com condenação em decisão transitada em julgado por violência contra a mulher até o cumprimento da pena.

    “Lamentavelmente, perdura nos diferentes grupos da sociedade como um flagelo generalizado, que põe em perigo suas vidas e viola os seus direitos. Embora muitos avanços tenham sido alcançados com a Lei Maria da Penha, ainda assim hoje contabilizamos 4,8 assassinatos a cada 100 mil mulheres, número que coloca o Brasil no 5º lugar no ranking de países nesse tipo de crime, segundo o Mapa da Violência 2015”, frisou.

    O parlamentar explicou que a inclusão dessa medida representa mais um mecanismo para a erradicação da violência contra a mulher, pois apesar de ser um crime de grave violação dos direitos humanos, a violência doméstica é colocada num grau de gravidade inferior a outras práticas criminosas, mas na realidade é tão ou mais grave.

    “É justo que se apliquem as normas impeditivas a quem for condenado, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado pelos crimes de feminicídio ou de violência doméstica e familiar contra a mulher, até que o cumprimento da pena seja comprovado, impedindo, assim, a nomeação das pessoas condenadas nas condições previstas na Lei Maria da Penha, no âmbito da administração pública direta e indireta, bem como em todos os poderes do Estado do Acre, para todos os cargos em comissão de livre nomeação e exoneração, que deve prezar por garantir à sociedade a administração que merece, ou seja, a correta gestão da coisa pública, bem como a efetividade ao Princípio da Moralidade na Administração Pública, previsto no art. 37 da Constituição Federal”, frisou.












    Mircléia Magalhães
    Agência Aleac

    • Publicações7414
    • Seguidores1
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações51
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/roberto-duarte-destaca-audiencia-publica-sobre-ponte-ligando-centro-de-xapuri-ao-bairro-da-siberia/684646938

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)