Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Deputada Maria Antônia apresenta PL sobre a normatização da terminologia “pessoas com deficiência”

    Deputada Maria Antônia apresenta PL sobre a normatização da terminologia “pessoas com deficiência”

    A deputada Maria Antônia (PROS) apresentou durante sessão desta terça-feira (30), um Projeto de Lei que dispõe sobre a normatização do emprego correto da terminologia “pessoa com deficiência” no âmbito do Estado. A parlamentar alega que a indicação tem como base os anseios da comunidade de pessoas com deficiência, considerando o Decreto Legislativo nº 189/2008.

    De acordo com o artigo da Lei Federal nº 13.146/2015, que versa sobre a Lei de Inclusão, “considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. ”

    A deputada ressalta que com a aprovação do PL, serão mitigados possíveis atos de preconceito e discriminação às pessoas com deficiência. Atualmente, elas sofrem com investidas de pessoas que não respeitam seus direitos e não reconhecem nas mesmas as potencialidades para a atuação na sociedade, atacando a dignidade da pessoa humana.

    “Queremos com isso, constituir princípios de boa educação e respeito a esses sujeitos de direito, estipulando formas de tratamento e priorizando a terminologia correta e, do mesmo modo, responsabilizando o poder público no âmbito dos três Poderes, pela promoção de campanhas educativas de esclarecimento e potencialização da cidadania desses indivíduos”, justificou.

    Andressa Oliveira
    Agência Aleac

    • Publicações7414
    • Seguidores1
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações54
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputada-maria-antonia-apresenta-pl-sobre-a-normatizacao-da-terminologia-pessoas-com-deficiencia/703098252

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)