Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Daniel Zen apresenta PL que beneficia jovens aprendizes

    Daniel Zen apresenta PL que beneficia jovens aprendizes

    O deputado Daniel Zen (PT) apresentou, na sessão desta quarta-feira (8), um anteprojeto de lei que “institui a obrigatoriedade da contratação de jovens aprendizes por empresas privadas que mantenham vínculo contratual com a Administração Pública, no âmbito dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado do Acre.

    Segundo o PL, a contratação de jovens aprendizes dar-se-á na proporção de 10% do quadro de funcionários da respectiva empresa contratada. Explica ainda que não se aplica o disposto no caput deste artigo às Entidades sem Fins Lucrativos (ESFL) que tenham por objetivo a educação profissional (art. 14, I e II, do Decreto no 5.598/2005).

    Caberá ao Governo do Estado dar ciência expressa desta Lei a todas as empresas privadas que atuem no Estado do Acre e que mantenham vínculo contratual com a Administração Pública.

    Ainda de acordo com a matéria, as obrigações dispostas nesta Lei deverão fazer parte integrante dos contratos firmados pelo Estado do Acre, enquanto contratante, com as empresas que prestam serviços ou fornecem bens a ele, convencionando-se penalidades em caso de infração.

    No decorrer da vigência do contrato, caberá à empresa que com o Estado mantém vínculo contratual, comprovar, mensalmente, o cumprimento desta Lei.

    Para efeito de comprovação quanto ao cumprimento do disposto no caput, somente serão aceitos documentos oficiais emitidos pelo Ministério do Trabalho ou órgãos a ele vinculados, dentro dos prazos de validade.

    “Ser jovem, tendo em vista o atual contexto em que o Brasil, sobretudo o Acre, se encontra, é desafiador. Além da queda na taxa de empregabilidade, existe um grande empecilho: a falta de experiência profissional proveniente da pouca idade e da falta de oportunidades no mercado de trabalho. Apresento, portanto, este projeto de lei, que visa garantir a entrada do cidadão sem experiência profissional no mercado de trabalho. Além disso, garante a inclusão social de pessoas com deficiência, dispondo do dever que esta Casa possui com o futuro das próximas gerações”, enfatizou.

    Mircléia Magalhães
    Agência Aleac

    • Publicações7414
    • Seguidores1
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/daniel-zen-apresenta-pl-que-beneficia-jovens-aprendizes/705826435

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)